IMPRESSÕES DA BELA

Tudo começou onde tudo terminou. Na Régis, 10 meses antes, numa brincadeira, saindo de um posto de gasolina, a uns 200km de Curitiba, nos deparamos com uma placa de distâncias...lá estava “Ushuaia 5.170km” nos olhamos com o mesmo sorriso no rosto, eu lembro de ter perguntado “Por que não?” E o Nano desembestou a responder “porque sim!”...em 30 dias a gente consegue ir e voltar, trocamos de carro, fazemos isso, aquilo, blá, blá, blá e fomos até Curitiba literalmente viajando, mas baixamos a bola quando lembramos que estávamos saindo de férias naquele dia e que tínhamos planejado uma aventura por todo o Sul do Brasil, estava só começando, era só o primeiro dia e nós já estávamos com o pensamento muuuuuito mais ao Sul. Pois é assim, exatamente assim que funciona quando esse “bichinho” te morde...um comichão por todo o corpo, por toda a mente, uma inquietação, um fogo, um desespero de achar que o mundo é grande demais para suas pequenas pernas, para uma vida só. Principalmente se você é pobre de dinheiro, mas rico de espírito. Seus neurônios fritam, você perde noites de sono, seu coração palpita, pensando nas belezas do mundo, nas diferenças culturais, numa forma de conseguir dinheiro e tempo para viver essas emoções. E foi assim durante 10 meses, um projeto que começou tímido e foi ganhando forma quando visitei o Consulado Argentino. Fui extremamente mal atendida pelos brasileiros que trabalham nesse Consulado e muito bem atendida por uma argentina que veio me trazer o material...são nessas pequenas situações que a gente revê conceitos, idéias e a vontade de conhecer outros povos só aumenta. O projeto foi engavetado e “desengavetado” centenas de vezes durante esses 10 meses, sempre, claro, por causa do dinheiro. Pelo menos nessa situação “ele” resolve tudo! Acaba com qualquer medo....e tínhamos vários! Nesse período, incorporei meu irmão ao projeto, por uma questão muito familiar e pessoal e que nem ele, nem ninguém imaginava....Levá-lo, não seria mais um obstáculo a superar, mas sem dúvida, um dos maiores desafios...eu quis encarar. Tive algumas idéias que coloquei em prática e não deram certo, me frustrei, me levantei de novo, tirava da gaveta, colocava na gaveta....Era assim, quando eu colocava um ponto final, o Nano chegava do trabalho e dizia: “Não sei como vamos, mas não aceito mais não ir”, depois chegávamos à conclusão que não era possível, morria o assunto durante dias...Ele me pegava no metrô no fim de um dia, não abria a boca durante horas, ele me olhava e eu dizia “mas eu queria tanto! Não posso mais desistir, entende?!”....E é assim que as coisas acontecem na nossa vida, nós aprendemos isso, elas simplesmente acontecem! Quando você deseja muito uma coisa, quando você acredita, o mundo conspira a seu favor, mesmo sem que você saiba como fazer pra chegar lá...E lá está você, como num passe de mágica, conversando em outro idioma, com os pés enterrados na lama e na neve, literalmente comendo muita poeira num estradão de terra e pedra sem fim, assistindo um show em praça pública de danças típicas regionais, atravessando os Andes debaixo de uma nevasca, se deparando com os espetáculos que Deus desenhou na natureza e que, normalmente, nós, pobres mortais, estamos acostumados a ver só pelos Globo Repórter’es ou Discovery’s da vida...e é como se você simplesmente tivesse sido colocado lá, assim, fácil, sem esforço, porque você nem se lembra mais do seu esforço e dedicação para conseguir estar lá! Onde você sonhou acordado durante todas aquelas noites, quando você se pegava pensando “não, isso não é pra mim”.
Os 5.170km se transformaram em 16.000km percorridos em 29 dias de pura emoção, alguns desentendimentos de equipe, felicidade, muita união nos momentos difíceis, felicidade, contentamento, felicidade, saudade, felicidade, angústia, felicidade, tensão, felicidade, medo, felicidade, dor física, felicidade, raiva, felicidade, tristeza, felicidade e acima de tudo, realização, SUPERAÇÃO!
Foram 5 países, 5 povos, 5 moedas e 5 culturas diferentes. O mesmo idioma, com 5 sons e pronúncias diferentes. As pessoas são iguais no mundo todo! Boas e más, hospitaleiras e carrancudas, humildes e prepotentes, mas em todo o nosso árduo caminho...praticamente só anjos.
O saldo? Extramamente positivo! ... Foram gastos muitos reais, perdemos a paz e muito dinheiro com o defeito no carro, um pára-choque batido por algum desonesto que há em qualquer lugar do mundo, um pára-brisa quebrado por um policial mal preparado que há em qualquer lugar do mundo, uma propina cara para policiais corruptos que há em qualquer lugar do mundo, um filtro de gasolina arrebentado num lugar inóspito e gelado, uma noite de terror e a melhor da minha vida, um enorme hematoma na cintura do Pablo, um punho machucado e um dedão inflamado do Nano, uma unha do meu pé....passamos fome, frio e desconforto. E foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida! A unha? Eu daria outra...só pra viver tudo de novo! Ganhei experiência! Valores! Aprendi mais sobre respeito, confiança, convivência, SOBREVIVÊNCIA E AMOR! Vi a presença de Deus em cada km, cada dificuldade superada, em cada patrimônio da humanidade, em cada lago, em cada montanha, em cada animal, na perfeição da neve, na aridez do deserto...Ele estava lá, o tempo todo. Todas as minhas impressões, as imagens, os cheiros, as sensações, está tudo gravado, bem aqui dentro de mim...isso, ninguém me tira. E a certeza, sim, a absoluta certeza de que eu posso tudo! Absolutamente tudo que eu realmente quiser! Porque eu sou aquilo que eu penso.

Áh, claro, querem saber do bichinho?...Já está percorrendo minha mente de novo...o perigo começa quando aparece um mapa na cabeça da Isabela e, adivinhem...


6 comentários:

  1. Bela!
    Você escreve muito bem... Me emocionei... Entrei agora nesta página e já me apaixonei... Se seu depoimento inicial é um convite pera entrarmos no mundo que vcs viveram nesses 29 dias, missão cumprida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog! O relato me deixou com mais vontade de ir.
    Voces acham que dá pra ir de motorhome?

    ResponderExcluir
  3. opferline,
    É perfeitamente possível e confortável fazer esse roteiro de motorhome! Leva a gente junto? rs

    ResponderExcluir
  4. Tenho tanto orgulho de vcs por terem conseguido ultrapassar barreiras que pareciam intranponíveis. A maior conquista da vida de vcs tenham certeza que foi ter conhecido um ao outro. Mas vcs sabem o quanto eu desejo que essa experiência maravilhosa e repleta de superações e felicidades se repita muitas vezes, no fundo do meu coração eu tenho certeza que isso irá acontecer. Mas não se esqueçam que se um dia vcs precisarem de alguém pra ajudar a carregar as malas estarei sempre a disposição.
    P.S. :VCS me emocionaram com a qualidade dos seus textos ,sintam-se convidados por essa simples leitora a escreverem muito mais.
    Amo muito vcs!

    ResponderExcluir
  5. cristina casañas boscolo2 de março de 2011 às 11:39

    Acho que vcs nem veem mais a este blog,
    mas meu filho, parte mais importante de minha vida, esta de moto fazendo semelhante aventura...

    Meu coração, mal me deixa respirar, ainda assim, acredito no homem forte que ele é, e
    creio também que ele voltará ainda melhor...

    Escrevo para pedir a permissão de vcs para copiar os tres textos deixados ao pé da página.
    Sei que são de domínio publico, mas achei mais legal comentar que os copiei aqui...
    Principalmente pelo valor QUE VCS COM O ESFORÇO PESSOAL E NOBRE AGREGARAM AOS TEXTOS,
    E A ENORME RELEVANCIA DO QUE ESSES TEXTOS DEIXARAM EM VCS...

    Enoooooorme abraços a vcs meninos... :-)
    um largo sorriso tb...
    cristina

    ResponderExcluir
  6. OLá... tb tenho esse bichinho dentro de mim.. seu testemunho me emocionou e me deu mais motivação para a realização dos meus sonhos! Meus parabéns... toda paz e saúde para que vocês possam realizar todos os seus sonhos!

    ResponderExcluir